sábado, 12 de junho de 2021

O peso e o poder

As palavras são, sem dúvidas, a habilidade humana mais  impressionante nos dada pela evolução. Elas nos conectam como sociedade e e como espécie, estudamos as línguas e linguagens, e somadas a elas as expressões, entonação, maneirismos e tipos linguísticos; assim como suas variações e diversidade em todo o globo.
A habilidade de falar é mágica, ela cria e destrói, derivando de uma conversa podemos amar, odiar e todo o espectro que os meandra. 
Palavras mágicas são o maior dos dons dados aos seres místicos. Sejam eles bruxas, oráculos, fadas... As palavras são tão poderosas que podem mudar o rumo do mundo. Podem fazer de alguém poderoso. E dizem que a física quântica está também relacionada à expressão e o que você diz para o próprio universo.
O universo, portanto, nos ouve, nos nota. E é através de palavras ditas que ele nos retribui.
Palavras de amor, de afago, de carinho, ou afeto podem também ser importantíssimas. A convivência silenciosa é uma convivência perigosa, principalmente porque quando as palavra não são ditas na convivência, abrem caminho para uma construção de narrativa de um terceiro sobre sua percepção, baseada apensa no externo superficial. E um relacionamento sem diálogo provavelmente estará fadado a um fim imaturo e inconscientemente tolo.
Falar mal também acarreta uma série de desdobramentos, seja mal de si ou dos outros. A tal reputação, segundo Harari, é uma contação de histórias, e a má reputação pode vir apenas de palavras. A tal fofoca, meia conversa ou mesmo história mal contada está diretamente relacionada à má reputação.
Mas comecei a escrever esse texto pensando em uma palavra específica, um substantivo que por vezes toma lugar de adjetivo, e até verbo, uma palavra que pode ser vista nos textos mais belos e notórios da história das civilizações humanas. "Amor" que mesmo pequena é uma palavra que não deve ser de forma alguma banalizada, e acredite, a banalização dessa palavra vem a tornando mais fraca. Mas quando dada a devida importância ela pode mudar comportamentos e local de fala. Ela é tão forte que se dita em um contexto inapropriado destrói, e num contexto apropriado aproxima.
Contudo, cada palavra, na verdade, tem o peso e o valor que damos. Essa aí eu uso como pilha, para me energizar. E se eu a proferi, pode ter certeza, sei o peso que ela tem, e sinta-se importante caso ela esteja em posição de vocativo, em qualquer dos meus períodos, e saiba valorizar.

Nenhum comentário: